terça-feira, 20 de julho de 2010

Overtraining

“Apesar do treinamento intenso, os atletas podem apresentar um declínio inexplicável do desempenho, o que tem sido atribuído a causas psicológicas e fisiológicas. Essa condição é denominada overtraining. Embora as causas precisas dessa quebra no desempenho nao sejam totalmente compreendidas, o overtraining frequentemente parece estar associada aos períodos de excesso de treinamento. Quando a carga de treinamento ultrapassa a capacidade do corpo de recuperação e de adaptação, o organismo apresenta mais catabolismo do que anabolismo.

Os atletas apresentam vários níveis de fadiga durante dias e semanas repetidos de treinamento de modo que nem todas as situações produtoras de fadiga podem ser classificadas como overtraining. A fadiga que frequentemente ocorre após uma ou mais sessões exaustivas de treinamento geralmente é corrigida por alguns dias de repouso e uma dieta rica em carboidratos. Essas condições são causadas pelo excesso de treinamento. Por outro lado, o overtraining é caracterizado por um declínio abrupto do desempenho que não pode ser remediado por alguns dias de repouso e manipulação do atleta.

Efeitos do Overtraining: Síndrome do Overtraining

A maioria dos sintomas resultantes do overtraining, coletivamente denominados síndrome do overtraining, é subjetiva e identificável apenas após ter havido comprometimento do desempenho do atleta. Esses sintomas podem ser altamente particularizados, o que pode tornar muito difícil para os atletas, treinadores e técnicos reconhecerem que as diminuições no desempenho são produzidas pelo overtraining. A primeira indicação dessa síndrome é um declínio do desempenho físico. O atleta pode sentir perda da força, da coordenação e da capacidade máxima de trabalho muscular. Estão incluídos entre outros sintomas:

· Diminuição do apetite e perda de peso corporal;

· Sensibilidade muscular;

· Resfriados e/ou reações alérgicas;

· Náuseas ocasionais;

· Distúrbios do sono;

· Freqüência cardíaca de repouso elevada e

· Pressão arterial elevada

As causas subjacentes da síndrome do overtraining frequentemente são um combinação de fatores emocionais e fisiológicos. Foi observado que a tolerância de uma pessoa ao estresse pode ser comumente superada por um aumento súbito da ansiedade, como um aumento do sofrimento físico. As demandas emocionais da competição, o desejo de vencer, o medo do fracasso, os objetivos elevados nao realistas e outras expectativas podem ser fontes de um estresse emocional intolerável. Por essa razão, o overtraining de modo geral é acompanhado por uma perda do desejo de competir e uma perda do entusiasmo pelo treinamento.

Os fatores fisiológicos responsáveis pelos efeitos prejudiciais do overtraining não são completamente compreendidos. No entanto, muitas respostas anormais sugerem que o overtraining esta associado a alterações nos sistemas neurológico, hormonal e imunológico. Embora ainda nao tenha sido estabelecida uma relação de causa e efeito entre essas alterações e os sintomas do overtraining, esses sintomas frequentemente podem ser úteis para definir se o atleta esta apresentando um quadro de treinamento excessivo ou não.”

Fonte: Fisiologia do esporte e do exercício. Wilmore, Costill, segunda edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário