sábado, 10 de julho de 2010

O Exercício Físico

O exercício físico é toda e qualquer atividade que estimula de alguma forma o corpo, pode visar apenas a recreação, socialização, mas também pode ser bem específica, visando trabalhar partes específicas do corpo, melhorando a aptidão física, condicionamento cardiorrespiratório, ou apenas a manutenção da saúde.
O exercício é, então, recomendável para pessoas de todas as idades e de todas as condições físicas. Apenas é recomendável, antes de se iniciar a prática de qualquer modalidade esportiva, consultas com médicos e nutricionistas, e o acompanhamento de profissionais enquanto se exercita.
A prática de exercícios é inata ao homem, desde seus primórdios, o ser humano estimulava seu organismo, caçando ou fugindo de bichos selvagens, guerreando com uma tribo rival, plantando e colhendo alimentos. No entanto, com o mundo moderno, e todas as facilidades que ele nos proporciona, parece que nos distanciamos dessa origem; afinal, temos carros, celular, internet, com isso, o mundo está mais sedentário que nunca; e, consequentemente, mais doentes que nunca, vê-se cada vez mais pessoas com câncer, doenças cardiovasculares, artrite, obesidade.
Houve uma relativa inversão de valores, e é dito que: quem prática exercícios é aquele que leva uma vida saudável, e não que quem é sedentário que tem hábitos ruins. A ciência já provou que os exercícios trazem diversos benefícios ao corpo, como:
  • queima de calorias e manutenção do peso;
  • melhoria na circulação sanguínea e na capacidade cardíaca;
  • redução do estresse e da depressão;
  • aumento do autocontrole e da concentração;
  • melhoria na qualidade do sono; e
  • maior disposição para as atividades diárias.
A literatura descreve alguns tipos de exercício, que tem objetivos diferentes, trabalhando diversas partes do organismo de formas distintas. Em comum, eles trazem os benefícios supra-citados; aqui vão alguns deles:

Exercício Aeróbio: Utiliza os grandes grupos muscualres, estimula coração e os pulmões a trabalharem mais depressa, para satisfazer a demanda dos músculos por oxigênio. Esse tipo de exercício envolve atividade regular e repetitiva realizada a um ritmo intenso o suficiente para acelerar a respiração e fazer com que o coração bombeie o sangue mais rápido que o normal. Podemos citar o ciclismo, a corrida, a natação e a dança, como alguns exemplos de exercício aeróbico.


Exercício Anaeróbio: É um tipo de exercício de alta intensidade e rápido, que estimula o metabolismo a obter energia de maneira anaeróbia. É, em geral, utilizado para obter força e potência nos músculos. O exemplo mais comum deste tipo de exercício é a musculação.


Exercício Passivo: Consiste em uma série de movimentos imprimidos a uma parte do corpo por uma ação mecânica direta sobre essa parte, e não pela ação muscular normal (comandada pela vontade da pessoa). Esse tipo de exercício é muito utilizado em fisioterapias, aplicados em partes do corpo que foram afetadas por paralisia, ou estão atrofiadas.


O pensador Antônio Francisco disse que :" Saúde é mais que um bom condicionamento físico, é o bom condicionamento integral da pessoa."

E todos os profissionais de saúde e professores de educação física ressaltam que a prática de exercício é o caminho mais rápido para a obtenção de saúde.

Fica a reflexão!



Links de pesquisa:

http://www.centrodeestudos.org.br/

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/5105/menu/2/

http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3821&ReturnCatID=357

http://cuidadossaude.com/2010/06/porque-exercicio-faz-bem-corpo-beneficios-do-exercicio-fisico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário